quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013


A sardinhada

Depois da aula de tétum, a passagem pelo mercado já faz parte do ritual quase diário.

Enquanto os apreciadores de cerveja se dirigiram ao “nosso”  restaurante de eleição, o célebre Ladueña, outros foram ao mercado e eu fiquei a dormitar no mini-bus. Sim, porque este calor, dá cá uma moleza! 
Desesperados já estavam alguns porque os das cervejolas nunca mais se despachavam. É que fazer o pagamento de apenas 3 cervejas é um quebra-cabeças para o caixa.



A surpresa vinha a caminho e, aos poucos, foi sendo desvendada. Ficámos a saber que ao jantar haveria uma sardinhada. Sardinhas timorenses! Uau!

Toca a preparar o banquete.

 
 
 
 
Sal nas ditas, fogareiro a postos e …. É pá, a lenha está verde e húmida! Não arde! Corrida ao quarto buscar o secador de cabelo para servir de fole e fazer brasas, mas nada. Desistimos, não desistimos?

Qual será a solução? Assar as sardinhas no forno.

O arroz de tomate já está a meio e as sardinhas vão começar a assar.

Entretanto, fazemos a lista do que é necessário comprar na capital Dili. Pois é, neste fim de semana vamos descer da montanha e vamos à city. 

Dili que nos espere!

As sardinhas já cheiram, mas… e  a salada de tomate e pimento? Aqui há que fazer um esforço de imaginação. É que não há tomate nem pimento. Paciência!

Sardinhas na mesa. É hora de provar o petisco. Sabem que nem ginjas! São secas, não deitam nem um pingo de gordura mas não interessa, São sardinhas e pronto! A lembrar Portugal. Consolamo-nos pensando que nesta altura em Portugal também elas são secas.

Para sobremesa: pera abacate com limão e um pouco de açúcar. Estou a adorar!

Louça lavada, cozinha arrumada, conversa em dia e são horas de descansar. O dia já foi longo demais.

3 comentários:

  1. Hoje foste muito telegráfica. Mesmo assim gostei do estilo. Será do cansaço? Se é, então recupera esta noite porque amanhã tens muito que andar em Dili. Já agora aproveito a oportunidade: Se vires alguma coisa interessante para mim nos saldos do "El Corte Inglés", compra e envia-me. Depois mando-te o dinheiro.
    Estou desejoso de de ler as peripécias que vais ter em Dili.

    Beijinnhos e até sempre.

    ResponderEliminar
  2. As sardinhas, de facto, parecem sardinhas. O arroz a que chamas "arroz de tomate", aí sim, tenho dúvidas. Lá cor tem. Tomate é que ponho em dúvida. Talvez tivessem usado polpa, não? Mas tomate, tomate, não vejo. Têm-no escondido num outro tacho? Não acredito. Se assim fosse seriam péssimos cozinheiros. Acredito na tua imaginação e não só. Que vos tivesse sabido bem, são os meus votos.

    Beijinhos
    e até sempre

    ResponderEliminar
  3. Boa amiga,
    Aqui este teu amigo Fernando pede-te pra ires ao Corte Inglês. Eu vou mais longe e sugiro que tal como em Londres, onde me puseste 2h a dormir num mal plantado, mas providencial sofá que por ali se encontrava vás ao Victoria Secret's... sempre lá há qq coisinha sexy. Duvido é que por ai apreciem, de tão naifs que são!!!
    Bjs e diverte-te em Dili. MMadalena

    ResponderEliminar