terça-feira, 5 de março de 2013


 
A resignação do papa

Num país católico como é Timor, a resignação do Papa foi o motivo para que os representantes da igreja em Maliana convidassem todo o pessoal docente e não docente das escolas a participar numa missa celebrada pelo senhor bispo, no sábado, dia 23 de fevereiro.

Foi uma missa muito participada e a igreja estava repleta de pessoas e de cor das diferentes fardas que identificam as diversas escolas básicas e secundárias existentes na cidade.

 Apesar de já ter tido algumas aulas de tétum, ainda é muito pouco para poder entender o que é dito em cada um dos momentos da missa. Se há interesse em generalizar o uso da língua portuguesa, parece-me que, aos poucos, ela poderia ser introduzida, também, nas cerimónias religiosas. É que a população em geral, não fala quase nada de português e este poderia ser um excelente veículo de transmissão do conhecimento.

Nas imediações da “nossa” casa e espalhadas pelas ruas, existem diversas cruzes que representam a via-sacra de Jesus Cristo. Como estamos na Quaresma, hoje pude observar uma pequena procissão que rezava em cada uma das 14 cruzes do percurso. Questionei-me se o momento seria o mais adequado. Embora o céu permanecesse nublado, a essa hora fazia muitíssimo calor!


3 comentários:

  1. Hoje sim. Gostei. Voltaste a ser a repórter cujas reportagens aprecio. Assim ficarei a conhecer um pouco desse país e desse povo. Obrigado. Quero mais.....
    Beijinho para ti.

    Fernando dos Santos

    ResponderEliminar
  2. Olá Maria de Deus;

    O escrever é uma arte como o é a pintura, a escultura, a fotografia o bailado.....
    Só quando estamos inspirados conseguimos dar o nosso melhor.
    Por isso não se preocupe que esse é um estado de alma que acontece aa todos os que estão deslocados do seu hambiente natural.
    Há dias melhores do que outros, o que aliás não é só apanágio de quem está ausente, porque mesmo aqui entre nós há momentos de maior fraqueza, de menos desejos de nos entregarmos a uma causa que até nos pode ser grata.
    Escreva pois quando bem se sentir e atire para trás das costas essa saudade tão portuguesa e tente viver o seu dia a dia, com esse povo que ainda tem algumas remanescências do povo Luso.
    Um beijo e até breve.
    Fernando

    ResponderEliminar
  3. Minha linda,
    Esta noite sonhei contigo. Imagina sonhar contigo! Sonhei q estavas de regresso, mas só por uma temporada, pq irias regressar pra mais 6 anos.
    Cruzes, canhoto!!! era mesmo desejar-te mal ou então é prémonitório da tua adaptação a esses ambientes e gentes.
    Não entendi mt bem algumas imagens nas fotos q envias junto a esta tua crónica. São paramentos ou insignías das diversas escolas q assistiram ao "Santo Sacrifício da Missa"??? Depois explicarás.
    Os dias aqui correm lentamente com um Inverno prolongado, húmido, ventoso e uma chuva q não dá tréguas.
    Tenho andado num virote entre Lx e a terra. Prepara-se a operação ao outro joelho da mãe. Na 2ª feira lá regresso pra ida ao Hospital...
    Notícias são; corrupção, desvios, roubos, alienações de empresas, aumentos de impostos, desemprego, etc etc. Assuntos e temas q bem conheces, mas q não estão actualizados à tua ida para ai.
    Tempos cada vez mais difíceis e angustiantes para o comum dos cidadãos.
    Ai tão distante estás bem longe de pensar como todos nos sentimos deprimidos.
    Gostaria de te dar notícias positivas e animadoras... talvez para a próxima.
    Páscoa é Renovação e Vida.
    Bjs grandes da tua amiga MMadalena

    ResponderEliminar